Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa de Educação em Direitos e Autocomposição de Conflitos da Defensoria Pública começa em Santa Maria

    Porto Alegre (RS) – O protagonismo e a autonomia das famílias obtido pelo empoderamento da cidadania através de um novo jeito de atender à população carente. Essa é a proposta Programa de Educação em Direitos e Autocomposição de Conflitos da Defensoria Pública (DPE/RS) que começa a ser disponibilizado à comunidade de Santa Maria a partir da próxima quarta-feira, 21 de março.

    O programa visa ampliar as práticas extrajudiciais pela conciliação e pela mediação no âmbito do direito de família, oferecendo aos assistidos a alternativa do poder de decisão relativa à pacificação das relações familiares diante do repasse de conhecimento sobre direitos e deveres em meio à ruptura da conjugalidade, demonstrando a pais e filhos que a separação é do casal e não da família.

    Segundo a Diretora da Defensoria Pública Regional de Santa Maria, Defensora Raquel Dorneles Loy, a iniciativa vai dar corpo a projetos que estão em fase de implementação na unidade, como o Educação em Direitos e o Conciliar, cujo foco é o empoderamento do cidadão através do conhecimento de seus direitos e deveres por meio da prática autocompositiva. “A ideia é agregar ainda mais qualidade e efetividade à prestação de serviço à população, em consonância com o planejamento estratégico institucional”.

    Para isso, Defensores Públicos de Santa Maria passarão por capacitação técnico-profissional, ministrada com Defensoras Públicas formadas pelo Conselho Nacional de Justiça, no Centro Universitário Franciscano (Unifra) – Av. Rio Branco, 639. Ao todo, serão três dias de qualificação (21, 22 e 23 de março) abrangendo atividades teórica e prática, apresentação do programa a multiplicadores do conhecimento e realização da Oficina das Famílias aos assistidos da Defensoria Pública de Santa Maria.

    Previsto no Planejamento Estratégico da DPE/RS, o Programa de Educação em Direitos e Autocomposição de Conflitos, projeta, ainda, incentivar a criação de uma cultura da paz, fortalecer as relações familiares, incentivar a conciliação e dar mais eficácia às demandas dos assistidos. Passo Fundo, nos dias 18, 19 e 20 de abril, e Carazinho, em 10 e 11 de maio, são as próximas cidades a receberem o programa.

    Resultados

    Desde o início da política de mediação e conciliação pela DPE/RS no âmbito do direito de família em agosto de 2017, executada pelo Centro de Referência em Mediação e Conciliação (CRMC), foram feitas cerca de 300 mediações com acordos firmados em 90% dos casos. Agora, o programa remodelado está sendo expandido para outras cidades gaúchas. Giruá, Igrejinha e Lagoa Vermelha foram as primeiras comarcas a aderirem ao projeto, antes chamado Oficina de Parentalidade.

    Estão à frente do projeto CRMC, Núcleo de Defesa das Famílias (Nudefam) e Centro de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento (Cecadep) da DPE/RS, além das Defensorias Públicas Regionais. As capacitações serão realizadas pelas Defensoras Públicas Patrícia Pithan Pagnussatt Fan e Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros.

    Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail imprensa@defensoria.rs.def.br ou pelos telefones (51) 9.84044502 e (55) 3218-1032.

    Texto: Vinicius Flores/AscomDPERS
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    http://www.defensoria.rs.def.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-de-educacao-em-direitos-e-autocomposicao-de-conflitos-da-defensoria-publica-comeca-em-santa-maria/556849467

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)