Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mitos da criminalidade juvenil na sociedade e o papel da mídia é discutido em seminário

    Porto Alegre (RS) – A Defensora Pública Digirente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) e Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Mariana Py Muniz Cappellari, participou, na condição de palestrante, do Seminário “Criminalidade Juvenil: Desconstruindo Mitos”, promovido pela Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), no dia 6 de dezembro, no auditório do Foro Central-II, na Capital. O encontro apresentou, por meio de paineis de debates e discussões, um novo viés para o imaginário popular sobre as questões ligadas à socioeducação.

    Em sua fala, a Defensora afirmou que para mobilizar a sociedade é preciso desconstruir os mitos, especialmente sobre o que é a medida socioeducativa e o desconhecimento de que nela há restrição de liberdade. “A palavra ‘pena’ remete a uma noção de castigo e arrependimento e isso satisfaz muito mais a necessidade da maioria pessoas. Existe um pensamento mágico no sentido de que no mundo desses adolescentes ‘não dá nada’. Mas existe o atendimento socioeducativo e as pessoas não o sabem como ele se dá. O sistema tem caráter punitivo, mas também de educação”, avaliou.

    Também participaram da discussão no Seminário o Presidente e o Diretor Socioeducativo da Fase, Robson Luis Zinn e André Severo, respectivamente, a Secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o Juiz de Direito João Batista Costa Saraiva, o promotor de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre e o titular do 3º Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, Júlio Almeida e Charles Bittencourt, respectivamente, e os jornalistas Marcos Rolim, Andrá Machado, Manoel Soares e Juremir Machado da Silva.

    Texto: Nicole Carvalho/AscomDPERS* Com informações da ASCOM/FASE
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    (51) 3210-9400 / 8404-4502
    http://www.defensoria.rs.def.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars





    • Publicações3047
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mitos-da-criminalidade-juvenil-na-sociedade-e-o-papel-da-midia-e-discutido-em-seminario/414128106

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)