Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Galeria com celas para travestis é inaugurada no Presídio Central

    Defensoria Pública do Estado considera iniciativa importante para o correto cumprimento da pena

    Porto Alegre (RS) É uma forma de ser efetivada a dignidade da pessoa humana e também uma oportunidade para o Estado de preservar os direitos de presos e sua orientação sexual e evitar qualquer tipo de prejuízo no cumprimento das penas. A afirmação é do defensor público Lizandro Wottrich, representante da Defensoria Pública do Estado na inauguração de uma galeria específica para gays, travestis e transexuais, no Presídio Central de Porto Alegre, realizada nessa segunda-feira, 23. A iniciativa da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e ONG Igualdade RS, abriga 44 detentos em oito celas coletivas.

    Na ocasião, o Governo do Estado e a Igualdade RS assinaram acordo de cooperação técnica para implantação de oficinas de artesanato voltadas ao grupo da nova galeria, composto por 21 travestis e 23 homossexuais. A ação integra o Programa Rio Grande Sem Homofobia e também a política de atenção à diversidade sexual da Susepe, que prevê, ainda, a realização de cursos profissionalizantes. A casa prisional gaúcha é a segunda no País a reservar uma ala para travestis e homossexuais. Minas Gerais já conta com uma ação nesse sentido.

    O secretário da Segurança Pública Airton Michels destacou a implantação de políticas públicas no Presídio Central de Porto Alegre, apesar dos históricos problemas que a casa enfrenta. "Um exemplo dessas ações positivas são as celas específicas que foram criadas para o público de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT)", afirmou. Segundo ele, trata-se da ambientação de pessoas dentro de um presídio. Temos outros grupos que também precisam de espaços próprios, como presos por crimes sexuais e ex-autoridades policiais, conforme preceitua a Lei de Execucoes Penais, lembrou.

    A diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Ivarlete Guimarães de França, ressaltou que a criação do novo espaço foi decorrente da constatação de violações dos direitos humanos dessa população no Presídio Central pois encontrava-se misturada com os outros presos. Lidamos com a homofobia na sociedade, na prisão não seria diferente, afirmou. Se, por um lado, pensávamos em garantir o direito de expressão desse grupo, também precisávamos garantir aos outros presos que tivessem sua privacidade.

    Participaram da inauguração a secretária-geral de Governo Miriam Marroni, o juiz-corregedor Marcelo Mairon Rodrigues, o superintendente da Susepe Gelson Treiesleben, o comandante-geral da Brigada Militar coronel Sérgio Roberto de Abreu, a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH Tâmara Biolo Soares e a defensora pública-assessora Andreia Paz Rodrigues, coordenadora do Centro de Apoio Operacional (Caoper) da Defensoria Pública, entre outros.

    __________________________

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)

    51. / 51.

    imprensa@dpe.rs.gov.br

    É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.

    Tweetar

    • Publicações3047
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações498
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/galeria-com-celas-para-travestis-e-inaugurada-no-presidio-central/3097474

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)