Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudantes africanos procuram a Defensoria Pública do Estado para denunciar abuso de autoridade e racismo

    Jovens do Congo e da República do Benin foram abordados por policial militar dentro de um ônibus na Capital

    Porto Alegre/RS O Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Defensoria Pública do Estado recebeu os estudantes africanos Sagesse Ilunga Kalala e Tibulle Aymar Sossou que, acompanhados da diretora do departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Tâmara Biolo Soares, fizeram denúncia de abuso de autoridade e racismo sofrida por dois dos jovens ao serem abordados por uma policial militar em um ônibus de Porto Alegre. O fato teria ocorrido na manhã do dia 17 de janeiro, quando eles se dirigiam à sede da Polícia Federal para renovar seus vistos de permanência no País, onde realizam intercâmbio estudantil.

    O congolês Sagesse Kalala, 21 anos, e o beninense Tibulle Sossou, 22 anos, relataram ter sido retirados do coletivo e revistados diante dos demais passageiros sem motivo aparente. Os estudantes teriam sido algemados e levados ao posto policial do parque Farroupilha. O congolês Plamedi Luzolo Lusembo, que também está no Brasil, acompanhou os amigos até a Defensoria Pública por falar melhor português. O grupo estava acompanhado da representante do Movimento pela Igualdade Racial, Maria dos Navegantes Machado Ruibasciki.

    Segundo o defensor público João Otávio Carmona Paz, dirigente do NDH, que os recebeu, a Defensoria Pública irá levar a denúncia às autoridades competentes Ministério Público, Corregedoria da Polícia Militar e Polícia Civil para que o caso seja investigado e, se comprovado abuso de autoridade e racismo, buscar a punição dos responsáveis, além de ajuizar ação de reparação por danos morais. O primeiro passo para instruir as ações, será requisitar a gravação da câmera interna do ônibus no qual os estudantes foram abordados, explica Carmona Paz.

    __________________________

    Assessoria de Comunicação Social

    Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)

    51. / 51.

    imprensa@dpe.rs.gov.br

    É permitida a reprodução das notícias produzidas pela Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS desde que citada a fonte.

    • Publicações3047
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-africanos-procuram-a-defensoria-publica-do-estado-para-denunciar-abuso-de-autoridade-e-racismo/3006399

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)