Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensor Público faz palestra de abertura do II Congresso Pelotense de Ciências Criminais

    Pelotas (RS) – O Defensor Público Mario Silveira Rosa Rheingantz participou, nesta terça-feira (6), da abertura do II Congresso Pelotense de Ciências Criminais, no Auditório da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O encontro, que segue até o dia 8 na UFPel, tem o objetivo de agregar estudiosos e pesquisadores em torno de assuntos e eixos interdisciplinares relativos à Criminologia, ao Direito Penal, ao Direito Processual Penal e ao Direito da Execução Penal.

    Rheingantz proferiu a palestra de abertura da conferência, falando sobre a atuação prática da defesa no Tribunal do Júri. “O retorno do público foi excelente, pois levamos aos acadêmicos a forma como a Defensoria Pública utiliza o exercício da plenitude de defesa no Tribunal do Júri, que é umbilicalmente ligado ao sistema da íntima convicção, pelo qual os jurados decidem”, avaliou o Defensor Público.

    “Além disso, trouxemos à comunidade acadêmica pelotense nosso entendimento de que uma defesa consistente em plenário, com a redução de condenações indevidas é, em verdade, uma importante forma de reduzir a violência gerada pelo confinamento em nosso combalido sistema penitenciário”, acrescentou Rheingantz. A palestra teve mediação do Defensor Público Varlem dos Santos Obelar, que atua em Pelotas.

    O Congresso Pelotense de Ciências Criminais é organizado pelo programa de extensão Libertas da Universidade Federal de Pelotas e pela Liga Acadêmica de Ciências Criminais da Universidade Católica de Pelotas. A programação dos três dias de evento inclui minicursos, grupos de trabalhos, mesas de debates e palestras.

    Texto: Cristiane Pastorini
    Defensoria Pública do RS
    Assessoria de Comunicação Social
    (51) 3210-9400 / 8404-4502
    http://www.defensoria.rs.gov.br/
    Twitter: @_defensoriaRS
    Facebook.com/defensoriars

    • Publicações3047
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensor-publico-faz-palestra-de-abertura-do-ii-congresso-pelotense-de-ciencias-criminais/241136263

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)